Você está apto a fazer a cirurgia bariátrica?
Descubra se você atende aos critérios para a cirurgia bariátrica e dê o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável.
O que você precisa saber
Hoje em dia temos uma avalanche de informações sobre métodos de tratamento para a obesidade – dieta, terapia, remédios, balão e até mesmo a cirurgia, mas mesmo assim muitos pacientes me procuram com esta dúvida frequente – posso realizar a cirurgia? Me enquadro nos requisitos exigidos?
Então vamos lá! Antes de tudo, temos que ter em mente que a cirurgia bariátrica e metabólica tem como maior vantagem a remissão das doenças associadas a ela, tais como pressão alta e diabetes, aumento da sobrevida, melhoria na qualidade de vida e, claro na perda de peso.
Com a evolução da tecnologia e da padronização da técnica cirúrgica, os riscos hoje são menores que uma cesariana ou semelhante a retirada da vesícula, comparativamente.
A laparoscopia e a robótica permitem uma recuperação mais acelerada com menor dor no pós operatório junto com protocolos bem estabelecidos – ERAS.
Mas apesar de tudo isto, fica a dúvida quem pode realizar. Nos baseamos na análise de quatro critérios:
Configura contra-indicação absoluta para a realização do procedimento:
- Limitação intelectual significativa
- Ausência de suporte familiar adequado
- Transtorno psiquiátrico não identificado, o que inclui uso abusivo de álcool ou drogas ílicitas
- Doenças genéticas que resultam em disfunções metabólicas – Cushing
A preparação adequada, principalmente mental e espiritual, é fundamental para que se possa aproveitar aos máximos dos benefícios propiciados pela cirurgia. Caso surja alguma dúvida, mande um comentário!